Tipos: currículo cronológico
Este tipo de currículo, como seu próprio nome indica, é aquele que organiza a informação cronologicamente, partindo das metas mais antigas e chegando até as mais recentes. Isso permite ao departamento de recursos humanos conhecer a evolução ascendente de sua experiência profissional, embora não facilite o objetivo fundamental de qualquer currículo: conseguir uma entrevista pessoal. Veja os tipos: currículo cronológico
Tipos: currículo cronológico
O ponto positivo deste tipo de organização é que ressalta a estabilidade e a evolução ascendente de suas experiências profissionais,cargos ocupados, tarefas em cada emprego, assim como tarefas nas quais você se destacou.
Contudo, também deixa visível se teve algum período de inatividade ou se teve várias mudanças de emprego. Isso obriga freqüentemente a dar muitas explicações, ou inclusive a preencher “vazios” com informações que não têm importância para o cargo solicitado.
Por isso, esse tipo de currículo é recomendável se você dispõe de uma boa experiência laboral, não teve muitas mudanças freqüentes de trabalho, ou grandes períodos de inatividade. Também é interessante se lhe convém destacar alguma empresa reconhecida na qual tenha trabalhado.
O currículo cronológico também pode apresentar uma ordem inversa, ou seja, destacando em primeiro lugar as últimas realizações e a ocupação mais recente, para ir depois avançando até a experiência anterior.
É uma apresentação menos tradicional, mas preferido cada vez mais pelas empresas. A principal vantagem é que destaca as experiências mais recentes, que indiscutivelmente são as que mais interessam a quem te contratará.
-
Vantagens do currículo cronológico
- Se trata do formato mais tradicional e aceitado pela maioria dos departamentos de recursos humanos.
- É fácil de ler e entender, já que está fortemente estruturado.
- Ressalta sua estabilidade laboral e o aumento das responsabilidades ou das ascensões de cargos ocupados.
-
Inconvenientes do currículo cronológico:
- Ressalta as mudanças de trabalho, assim como a falta de promoções ou mudanças de responsabilidade e os períodos de inatividade.
- Pode focar na idade que possui.
- Além de mostrar a falta de reciclagem ou de atualização de formação.