Como escrever uma carta de recomendação
Para ter acesso a determinados empregos, é provável que solicitem referências ou recomendações de trabalhos anteriores. Por isso, é importante que você conheça em que consistem as cartas de recomendação e como se redigem.
Informação necessária
Se você não tem certeza do que deve escrever na carta de referência, peça à pessoa que irá te recomendar uma cópia do currÃculo e uma lista de conquistas. Isso te dará uma direção na hora de escrever a carta.
O que se deve incluir em uma Carta de Referência?
-
Primeiro parágrafo
O primeiro parágrafo da carta de referência explica sua conexão com a pessoa que você está recomendando, incluindo como a conheceu, e o porquê de estar qualificado para escrever uma carta de referência para recomendar o trabalho.
-
Segundo parágrafo
O segundo parágrafo da carta de referência contém a informação especÃfica sobre a pessoa da qual está escrevendo, entre elas, porque está qualificada, em que poderia contribuir e porque você está proporcionando uma carta de referência. Se for necessário, utilize mais de um parágrafo para dar detalhes.
-
Terceiro parágrafo
Ao escrever uma carta referindo-se a um cargo em particular para o candidato, a carta de referência incluirá informação sobre a forma em que coincidem as aptidões da pessoa com as aptidões do cargo que se está solicitando. Peça uma cópia da oferta de trabalho e do currÃculo da pessoa, de forma que possa orientar a carta de referência em conseqüência.