O momento chave: A entrevista de trabalho

 

trabalhoChegou o momento. Você está diante da pessoa ou das pessoas das quem depende sua contratação ou não, e disputa o possível cargo em somente uma entrevista de trabalho. Não jogue fora essa oportunidade! Saiba mais sobre o momento chave: A entrevista de trabalho.

O momento chave: A entrevista de trabalho

A POSTURA E AS FORMAS

  • As primeiras impressões são de grande importância, assim que você deve dar uma boa impressão. Muitos empresários consideram que, depois de ver entrar pela porta algum candidato, observam que a forma de dar a mão e de sentar-se são detalhes capazes de decidir sobre sua valia.
  • Cumprimente o entrevistador de uma maneira convencional.
  • Sente-se bem. Sentar na borda da cadeira às vezes demonstra insegurança, falta de modos ou falta de respeito.
  • Não seja o primeiro a estender a mão, espere que a iniciativa seja deles.
  • Cumprimente com um bom aperto de mãos e sorria, olhando sempre nos olhos.
  • Não se sente até que eles digam.
  • Trate-os formalmente, a não ser que eles digam que não é necessário.
  • Esteja atento e simpático.
  • Evite ficar nervoso, mas se ficar, evite gestos que o demonstre (morder as unhas, golpear com a caneta a mesa, ficar agitado na cadeira…)
  • Não fume.
  • Não interrompa.
  • Olhe sempre o entrevistador nos olhos, mas sem querer intimidar.
  • Deixe que o entrevistador tome a iniciativa da entrevista.
  • Não fale muito, nem pouco. O equilíbrio é uma virtude.
  • Preste atenção na forma de falar.
  • Não demonstre ser agressivo e nem exageradamente sensível.
  • Mantenha sempre uma distância respeitosa.
  • Não coloque os cotovelos em cima da mesa do entrevistador.
  • Não cruze os braços, pode parecer que está em defensiva.
  • Se te oferecem uma bebida, pode aceitar, mas que não seja alcoólica.

A FORMA DE SE EXPRESSAR

  • Pense antes de responder
  • Responda clara e brevemente
  • Diga sempre a verdade
  • Se te perguntam sobre você mesmo, enfatize sua formação, experiência e resultado de trabalhos.
  • Não dê respostas evasivas ou duvidosas, nem com monossílabos.
  • Não espere muito tempo para responder, pode parecer distração.
  • Não utilize expressões curtas: “sempre, nunca”
  • Demonstre entusiasmo pelo trabalho, mas não suplique.
  • Nunca fale mal das empresas nas quais você já trabalhou.
  • Não se negue em responder alguma pergunta.

A ATITUDE

  • Pense positivamente
  • Não peça o cargo como se fosse uma esmola
  • Não diga que necessita urgentemente o trabalho
  • Não critique a empresários de antigos trabalhos

O INTERESSE

  • Faça perguntas, mas sem parecer prepotente
  • Se tiver dúvidas, pergunte sobre as possibilidade de ascensão a outros cargos, empresa…
  • Os temas econômicos são sempre delicados. Pergunte se tiver dúvidas, mas tenha o cuidado de não parecer que essa é a sua principal motivação
  • Expresse sempre sua gratidão