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Como escrever uma carta de apresentação

escreverUma carta de apresentação tem que ser muito profissional e ser redigida de forma clara , concisa e sem faltas de ortografia. Seu conteúdo deve ser formulado com o intuito de explicar porque o candidato reúne os requisitos do cargo oferecido, chamando a atenção do selecionador através das habilidades, capacidades e conhecimentos que o candidato demonstra, com exemplos concretos baseados em sua experiência anterior.

Em toda carta de apresentação devem estar presentes as seguintes partes:

  • Saudação: Cada carta deve estar dirigida a pessoa com a qual te interessa falar, ou seja, aquela que possa te contratar. Você pode tentar dirigir-se diretamente à pessoa para a qual pretende trabalhar se te dão o posto de trabalho. Fale com a empresa para ter certeza de que possui o nome correto e escreva-o corretamente.
  • Introdução: A introdução tem que ser direta ao leitor. As cartas de apresentação são cartas para “vender-se” , são feitas para chamar a atenção da pessoa que possa te contratar.

Apresente-se e explique o objetivo da carta: porque te interessa a empresa para qual escreve, o setor e o cargo em particular. Se conhece bem a empresa na qual queira trabalhar, utilize seus conhecimentos. Mencione projetos que estão sendo desenvolvidos, conquistas recentes ou comentários favoráveis que tenham sido publicados recentemente sobre ela. Se está respondendo a uma oferta de trabalho, é esse o lugar para mencioná-lo.

  • Corpo: Essa é a parte que você tem que aproveitar para “vender-se” bem, para mostrar à empresa o que você tem para oferecer e porque necessitam te contratar. Assim, explique o que é que você pode acrescentar (experiência, metas alcançadas), habilidades e capacidades que possui e poderá utilizar para desenvolver as funções do cargo que deseja preencher.
  • Conclusão: Você não pode obter o que ainda não pediu. Ao final da carta, peça uma entrevista. Seja criativo, não use o tópico “espero sua ligação”. Mencione que você pode entrar em contato para marcar um horário, ou reunião. Proponha. Conclua com alguma despedida standard, mas próxima, seguida de sua assinatura. Também pode incluir um numero de telefone abaixo da assinatura, como uma informação adicional.
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